Gestão de backup: saiba porque sua empresa precisa desse serviço

Quer saber por que a gestão de backup é um serviço mais do que necessário para sua empresa? Confira tudo sobre o assunto neste artigo.

Se a sua empresa sofresse hoje um ataque cibernético com sequestro de dados, ou, se por qualquer motivo, os dados do seu datacenter fossem perdidos, você poderia afirmar que a sua solução de backup é confiável e garantiria a continuidade da operação?

Infelizmente, a perda de arquivos digitais é um problema mais comum do que se imagina nas empresas. Soluções de backup caseiras, que não seguem as normativas técnicas, geralmente são pouco eficientes e causam muita dor de cabeça em momentos de crise. 

É por isso que investir na terceirização da gestão de backup é uma opção estratégica muito interessante para os negócios. Saiba mais!

O que é backup?

O backup pode ser definido como um procedimento de cópia dos arquivos digitais das empresas para outros locais, seja drivers físicos ou na nuvem, com a finalidade de mantê-los seguros.

Ter um backup completo é importantíssimo para as empresas tendo em vista o grande volume de informações com que trabalhamos hoje em dia, bem como o aumento exponencial de ciberataques e, também, em função da chegada da LGPD, que exige que a empresa garanta a segurança dos dados pessoais de seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. 

Porém, uma solução de backup eficiente passa pela definição de uma boa política de backup, que esteja adequada às necessidades da empresa e que respeite normativas como: ISO 27001, ISO 27005, ISO 31000, ISSO 16167, ITIL, Cobit, COSO.

Outras duas importantes definições são o RPO (Recovery Point Objective) que diz respeito à quantidade de informações que é tolerável para a empresa perder em caso de um incidente, e o RTO (Recovery Time Objective) que é a quantidade de tempo tolerável para que as operações voltem ao normal, após uma parada. 

No dia a dia das operações, é importante também monitorar se as ferramentas de backup estão efetivamente em funcionamento, além de realizar testes de restore periodicamente. 

Como pode-se perceber, o backup é sim um pilar fundamental de qualquer solução de segurança da informação e possui características e particularidades específicas que devem ser tratadas por quem realmente entende do assunto, para garantir que tudo funcione dentro do esperado em um momento de crise.

Por que terceirizar esse serviço?

As empresas têm diversos motivos para contratar o serviço de backup. Listamos alguns dos principais deles. Veja!

Prevenção de prejuízos

Nos dias de hoje, em que praticamente tudo é digitalizado, a informação armazenada em bancos de dados passaram a valer ouro para o cibercrime. O aumento crescente de ataques de hackers que visam roubo ou sequestro de dados, expõe as vulnerabilidades de muitos ambientes de TI, causando por vezes, danos irreversíveis aos negócios. 

Quando isso acontece, muitas empresas entram em desespero e optam por pagar o resgate exigido pelos cibercriminosos. No entanto, caso tenha um backup bem configurado, organizado e atendendo todas as políticas de backup da organização, os dados da empresa estarão resguardados, permitindo que os equipamentos infectados sejam formatados e os serviços sejam restaurados com pouquíssima ou nenhuma perda de dados, e, sem pagar aos criminosos.

O mesmo vale para acidentes físicos como incêndios, inundações, descargas elétricas, etc.

Uma empresa terceirizada com foco na gestão de backup, realizará a correta configuração das ferramentas, o acompanhamento via monitoramento e testes periódicos de restauração, que garantem uma recuperação mais rápida em caso de incidentes, evitando prejuízos financeiros pela perda dos dados ou pela paralisação da operação da empresa por longos períodos de tempo.

Escalabilidade para crescer com o negócio

O backup é uma solução que precisa acompanhar o crescimento da sua empresa, ou seja, ele precisa ter escalabilidade.

Nesse sentido, o acompanhamento diário via monitoramento é fundamental. Por vezes a empresa não possui pessoal disponível para realizar tal acompanhamento e a contratação de terceiros torna-se uma saída interessante para a organização. 

Cumprimento às normas técnicas e à LGPD

Como já comentamos, uma boa solução de backup deve obedecer às normativas técnicas como: ISO 27001, ISO 27005, ISO 31000, ISSO 16167, ITIL, Cobit, COSO. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) fez também com que as empresas tivessem um novo olhar para o tratamento e armazenamento de dados de clientes, fornecedores, funcionários, leads etc.

A implementação do  backup é uma das boas práticas que as empresas devem adotar para que não tenham problemas com as diretrizes da LGPD. Isso é ainda mais necessário quando falamos de dados de longa ou alta retenção, que são os itens copiados e que precisam ficar disponíveis por um longo período na organização.

É difícil para as organizações dedicarem um profissional especialista em tantas normativas e exclusivamente dedicado aos cuidados com o backup. A gestão terceirizada libera o profissional de TI interno para que possa dedicar seu tempo aos desafios de expansão dos negócios. 

Quais são os tipos de backup corporativos?

Existem diferentes tipos de backup corporativo. A grosso modo, os principais são o armazenamento físico e o armazenamento em nuvem. Vamos explicar cada um deles. Prossiga com a gente!

Armazenamento físico

O backup considerado como armazenamento físico nada mais é que a cópia dos itens em drives, data centers, computadores, fitas e outros dispositivos que permanecem na própria empresa.

O armazenamento físico é a primeira camada de cópias de proteção de dados de uma organização. Uma vez que os dados estão armazenados dentro da organização, estão sujeitos a incidentes ou desastres, como alagamentos, incêndios, furtos, etc. É por isso que é importante complementá-lo com uma cópia na nuvem.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem, por sua vez, não necessita de drivers físicos, tendo em vista que os dados ficam armazenados em servidores online. Para tanto, é necessário realizar um estudo para certificar que a empresa possua uma conexão com a internet estável e rápida o suficiente para transmitir o volume de informações diário. 

Para o meio empresarial, investir no backup em nuvem é uma solução das mais recomendadas, por conta dos aspectos positivos que já destacamos anteriormente.

Backup na nuvem, é interessante?

As grandes vantagens do backup em nuvem são a facilidade de escalabilidade e crescimento de espaço, e, também, o fato dos dados não estarem guardados em um ambiente físico, mas sim, virtual.

Ainda sobre a segurança da nuvem, é importante lembrar, que os sistemas na nuvem são criptografados de ponta a ponta, o que aumenta a segurança dos dados.

Porém é importante ressaltar que o backup na nuvem não deve ser considerado como a sua única solução. Tenha seu armazenamento em disco, em fitas físicas e também na nuvem. A Nuvem deve ser uma solução complementar. 

Ao optar pela solução de backup em nuvem, o cliente deve também analisar como é a estabilidade do seu link de internet, bem como a latência, haja vista, que um envio massivo de dados exige bastante da conexão.  

Como a Flowti pode ajudar a sua empresa?

A Flowti é uma empresa que entrega soluções de TI completas, garantindo o melhor da tecnologia, para que você possa sempre contar com o que há de mais inovador para apoiar e alavancar os negócios.

Embora o backup devesse ser tratado com total atenção, muitos departamentos de TI não conseguem dedicar o tempo necessário a ele, para a criação de uma solução efetivamente eficiente. Contudo, o backup é a cópia de segurança que pode salvar o negócio de uma catástrofe, invasão, erros não-intencionais, etc.

Nós contamos com um serviço de gestão de backup que é um modelo de contrato pautado na definição, monitoramento, suporte e gestão de todo o processo de backup. O objetivo é garantir que o dado esteja disponível, íntegro e atendendo as necessidades do negócio.

Uma boa política e solução de backup precisa seguir as normativas que garantem segurança e eficiência. Realizar a gestão de backup é uma tarefa extremamente complexa e a terceirização do serviço é uma saída mais prática do que dedicar um analista interno e capacitá-lo para a atividade.

A Flowti possui especialistas com ampla experiência digital, capacitados a operar e garantir a segurança e continuidade do negócio, utilizando as tecnologias mais avançadas de backup e monitoramento do mercado.

Para saber mais sobre os nossos serviços de backup, entre em contato conosco agora mesmo! Teremos satisfação em contribuir para que as informações da sua empresa estejam sempre muito bem protegidas.

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!