A Blue Solutions finalizou esse ano mais um projeto de reestruturação de data center, dessa vez com a empresa Mausa, localizada em Piracicaba, interior de São Paulo.

 

Sobre a Mausa

Fundada em 1948, em Piracicaba/SP, a Mausa iniciou suas atividades fabricando e reformando equipamentos para a indústria açucareira. Hoje, está consolidada como um dos principais fornecedores de equipamentos para diversos segmentos de mercado e para as mais diversificadas aplicações, como pontes rolantes e separadoras. Atua com destacada liderança no mercado brasileiro e fornece seus produtos para parceiros de diversos países. A Mausa atua em alguns segmentos como: sucroalcooleiro, alimentício, químico, petroquímico, farmacêutico, papel e celulose, mineração, siderúrgico, máquinas ferramenta e prestação de serviços em caldeiraria e usinagem.

 

Empresa Mausa, localizada em Piracicaba/SP

 

O Problema

O objetivo da empresa Mausa com o projeto era resolver problemas de latência com as requisições de engenharia. Havia muita demora na abertura de desenhos e projetos, o que impactava diretamente na produtividade dos engenheiros, pois precisavam aguardar a abertura do arquivo para poderem iniciar uma atividade.

 

O Projeto e a Solução

Para solucionar o problema foi realizado o projeto de reestruturação do data center, com a aquisição de um storage virtualizado de 10Gb e a virtualização de servidores.

Os resultados foram alcançados e o objetivo do projeto foi atingido. Vários testes foram realizados após a implementação do projeto. Também foram coletados dados comprovando uma queda notável no tempo de resposta (latência) das informações da engenharia, devido à implantação de um storage virtualizado e conexões de 10Gb com os servidores.

“O projeto foi um sucesso, diminuindo expressivamente o tempo de abertura de desenhos pesados de engenharia e aumentando a produtividade dos engenheiros. O tempo dos engenheiros que era desperdiçado antes, esperando resposta do servidor, agora são horas úteis de trabalho por mês”,  diz Ilício Júnior, especialista em Data Center da Blue Solutions.

Com o gráfico abaixo é possível perceber que houve uma melhora bem expressiva com o projeto desenvolvido:

 

Gráfico com queda de latência do ambiente da Mausa

 

Já os gráficos abaixo mostram os indicadores do DPACK antes de depois da análise. O DPACK é um modo de auxiliar a análise da sua área de TI e dimensionar soluções de acordo com as suas necessidades. Assim, é possível diminuir gastos desnecessários e identificar oportunidades, otimizando o seu ambiente de TI.

 

DPACK com antes de depois da análise

 

Alguns resultados dos testes realizados com desenhos de engenharia:

  • Desenho A: Queda de 2min e 30s para 12s
  • Desenho B: Queda de 7min para 48s
  • Desenho C: Queda de 5min para 59s

 

A Importância do Projeto

João Carlos Ribeiro, Coordenador de TI da Mausa, fala abaixo sobre o projeto e o que significou:”Antes, tínhamos vários servidores físicos que apresentavam um alto custo de manutenção, além de consumir um grande tempo para restabelecer serviços, estávamos limitados aos recursos dos servidores.

Com a solução de um Storage, conseguimos reduzir o tempo utilizado nas manutenções dos servidores e suas atualizações e a TI passou a ter um gerenciamento flexível dos servidores virtuais. Podemos direcionar os recursos de forma segura e clara, os servidores são monitorados e gerenciados de forma simples, a criação de novos servidores são realizadas sem a necessidade da aquisição de novos equipamentos.

Conseguimos com essa aquisição fazer a tecnologia trabalhar ao nosso favor, disponibilizando recursos certos na hora certa, fazendo mais com menos; nossa equipe passou a trabalhar com maior foco nos negócios da empresa, ganhamos produtividade”.

 

Sobre a Blue Solutions

A Blue Solutions, com 12 anos de experiência, atua no desenvolvimento de projetos de TI, serviços de gerenciamento e monitoramento dos ambientes virtuais, bancos de dados e Data Center Corporativo. Também entrega a seus clientes melhoria significativa e comprovada em produtividade, através do monitoramento de KPIs em tempo real, com o software próprio, o Business Monitor.

 

Autor: Ilício Júnior, especialista em Data Center da Blue Solutions.
Colaboração: João Carlos Ribeiro, Coordenador de TI da Mausa.