Uma nova versão do Business Monitor está disponível, e dessa vez trouxe recursos significativos para as Views (visualizações de gráficos e tabelas) para simplificar a implantação e dar mais recursos aos usuários finais.

1. Menu suspenso para as Views

Menu suspenso na View
A primeira funcionalidade a notar é que agora nas Views, ao invés de vários botões, aparecerá um menu suspenso com os comandos disponíveis.

Assim aparecerão no máximo 3 botões no canto superior direito de cada gráfico, um com informações (caso disponível), um para o menu e outro em caso de problemas (o ícone de Warning por exemplo, quando os dados exibidos estão desatualizados).

As funções do Administrador de Editar a View e Clonar a View, além do Refresh e algumas novas opções estarão todas no menu.

2. Opção para Maximizar a View

View com gráfico em tela inteira

Esse recurso permite exibir o gráfico escolhido em tela inteira, permitindo com isso que mais detalhes sejam explorados pelos usuários.

É um recurso útil para gráficos com grandes quantidades de dados, e é uma opção que estará disponível para os usuários em geral sem necessitar de permissões especiais.

3. Opção para Visualizar Dados de Origem

Dados de origem em tela inteira

Essa opção exibe os dados usados para a geração do gráfico. Na prática, exibe os mesmos dados em forma de tabela.

Isso permite aos usuários explorarem os dados originais usados para montar o gráfico. Essa opção é opcional e configurável por gráfico, como veremos no próximo item.

Esse recurso vai abrir possibilidade para outras implementações futuras, aguardem.

4. Opção para permitir Visualizar Dados de Origem e permitir Atualizar os Dados

Nas configurações da View, duas novas opções estão disponíveis:
  • Permitir Atualizar Dados – indica se o botão de Refresh estará ou não disponível para os usuários finais; em alguns casos, quando a consulta realizada consome muitos recursos do servidor por exemplo, pode não ser interessante deixar os usuários finais terem a opção para recarregar os dados
  • Permitir Visualizar Dados – essa opção habilita a funcionalidade para exibir os dados que originaram o gráfico, demonstrado no item 3 acima.

5. Opções para Organizar os dados

Opções para organizar os dados da View
Três novos recursos para organizar os dados antes de exibir foram implementados:
  • Agrupar – permite agrupar os dados por determinado campo, por exemplo, é possível agrupar os dados por mês, e usar a regra Somar para somar os valores daquele mês, gerando um gráfico consolidado.
  • Ordenar – permite ordenar os dados por determinado campo antes de exibir, em ordem crescente ou decrescente (basta selecionar Reverso)
  • Limitar – permite limitar quantos registros serão exibidos na interface, esse recurso é útil para evitar que quantidades grandes de dados comprometam os gráficos gerados ou gerem tabelas muito grandes de serem percorridas na tela

6. Opções para Reordenar os Campos da tabela

Editar os campos da View
Essa opção permite mudar a ordem em que os campos são exibidos nas tabelas.
Antes era uma opção importante apenas quando iria visualizar uma View através de uma tabela, agora com a opção de Visualizar os Dados demonstrado no item 3, a ordem os campos passa a ser mais relevante.

Atualizando sua instalação

Para quem tem instalado o Business Monitor em máquina virtual basta executar o seguinte comando:
yum update bm -y
As alterações de tabelas serão feitas automaticamente. Alguns clientes tem esse comando agendado e o upgrade estará disponível automaticamente.

Ainda não conhece o Business Monitor?

Veja nessa matéria “6 Indicadores para Gestão de TI“, ou visite o site do Business Monitor para maiores informações.