O vWorkspace é uma aplicação Dell de Virtual Desktop Infrastructure (VDI). A tecnologia VDI é a prática de utilizar ou “entregar” via Network um desktop através de servidores de virtualização para um terminal, podendo esse ser um simples Thin Client ou Desktop com poucos recursos, até mesmo já é possível fazer esta integração com plataformas mobile como Android e IOS.

Esta tecnologia é útil para os seguintes cenários:

  • Ambientes que possuem aplicações do tipo cliente/servidor que demandam consumo alto de Network, que muitas vezes geram problemas de infraestrutura. Com o VDI vWorkspace é possível entregar via Network de forma otimizada a aplicação direto para o terminal utilizando recursos locais dos servidores, economizando recursos da rede.
  • Ambientes distribuídos com alta disponibilidade de recursos, onde um usuário pode ter garantia de acesso ao seu estágio a qualquer lugar do mundo.
  • Utilização de aplicações em diferentes plataformas, pois é possível entregar de forma rápida e eficiente apenas uma aplicação a um terminal, independentemente da versão e tipo de Sistema Operacional.

O vWorkspace possui ferramentas para criação de portais de acesso para usuários, para oferecer um rápido acesso via Browser para as aplicações ou VDI´s eliminando assim quaisquer configurações a serem executadas pelo usuário.

No acesso via Browser a conexão é feita utilizando HTML5 ou o Conector nativo, é possível customizar todo acesso web pelo próprio console do vWorkspace com ferramentas de fácil utilização.

Multiplataformas

O vWorkspace possui a funcionalidade de criar templates, com isso é possível criar desktops a partir de um template que pode ser associado via usuário, group, Unit Organization, etc.

O vWorkspace é o único no mercado atual que consegue “entregar” VDI com Sistema Operacionais Linux, como Debian, Redhat, Ubuntu e CentOS. É possível provisionar templates utilizando destes sistemas com o uso de xrdp, que é um protocolo opensource de Remote Desktop Protocol.

Monitoria de todo ambiente
Nos dias atuais, a gerência de TI requer simplicidade e eficiência, e com esses 2 conceitos, o vWorkspace entrega um módulo de monitoria que contempla toda a estrutura de VDI, inclusive os Hypervisors dos quais serão utilizados.
O próprio módulo de monitoria do vWorkspace é inteligente, capaz de perceber e gerar respostas para qualquer eventual erro ou até mesmo algo que sinalize um possível problema, como lentidão no Hypervisor, inclusive para esses alertas o vWorkspace aponta as possíveis causas, evitando com que o Administrador tenha o trabalho de achar a raiz do problema.   
A proposta principal desse módulo é trazer toda a gerência dos servidores para o console do vWorkspace. E um detalhe muito importante e diferencial do vWorkspace é que este módulo de monitoria está incluso para qualquer licença que for adquirida.

Sobre o autor:
Enterprise Delivery Technical na Blue Solutions

No