No dia 14 de Julho de 2015, a Microsoft vai encerrar o suporte ao Windows Server 2003. Sim, já se passaram mais de 10 anos do lançamento do produto e no link abaixo você pode acompanhar o Ciclo de Vida do Suporte Microsoft:

A Microsoft até publicou um contador regressivo, indicando quanto tempo falta ainda para a famigerada data:

O seu Windows não irá parar de funcionar, mas o Fim do Suporte se refere a data em que a Microsoft não fornecerá mais correções automáticas, atualizações ou assistência técnica online. Esse é o momento de verificar se você tem o service pack ou a atualização mais recente disponível instalada.

Sem o suporte da Microsoft você não receberá mais as atualizações de segurança que ajudam a proteger o seu computador contra vírus, spyware e outros softwares mal-intencionados que podem roubar suas informações pessoais ou da sua empresa. Vale a pena lembrar também que servidores ultrapassados são mais caros de manter.
Devemos pensar que o processo de migração passa por diversas etapas, desde a análise do seu inventário, planejamento, compatibilização das aplicações, homologação e por fim, a migração.
A alternativa mais segura é fazer upgrade para as novas versões. Verifique suas opções e os recursos disponíveis para você realizar a atualização e a migração de dados, serviços e aplicativos para o Windows Server 2012.

Sobre o autor

Carlos Adriano Pereira
Analista de Suporte na Blue Solutions
No