Artigo original por Scotty Loveless – The Ultimate Guide to Solving iOS Battery Drain


Eu trabalhei por quase dois anos no Genius Bar da Apple, e o problema mais complicado para ser resolvido era a baixa duração da bateria. É extremamente difícil apontar uma razão exata para algumas baterias acabarem tão rápido.

Eu tomei como minha missão descobrir e especificar as razões para o baixo rendimento da bateria com o iOS. Este artigo é o produto de meus anos de pesquisa nas evidências coletadas nas centenas de consultas realizadas no Genius Bar, os quais eu peguei durante meu tempo como técnico iOS, e também testando em meus próprios dispositivos e dispositivos de amigos.
 
 
O iOS 7.1 foi lançado recentemente e trouxe consigo vários ajustes de design e melhorias de desempenho, no entanto, vários usuários reportaram baixa autonomia da bateria após o update e muitos blogs constataram esse fato.
Este não é um post “desligue todas as funções úteis do iOS”. Minha intenção é entregar medidas práticas para resolver definitivamente o problema da bateria com o iOS.
Um detalhe rápido antes de começarmos, em 99,9% do tempo não é o iOS que drena a bateria de seu celular, eu garanto que se você apagar seu celular e não tiver emails ou aplicativos nele, a bateria iria durar muito mais. Mas ninguem usa um smartphone sem nada instalado, nem deve. 

Esperamos que com essas dicas você passe a desfrutar melhor de seu dispositivo iOS com uma melhora na autonomia da bateria utilizando todos os aplicativos e recursos que você ama. Mas antes, temos que testar para ver se você tem realmente um problema.

Como testar a autonomia da sua bateria no iOS

Existe um teste rápido e fácil para a autonomia da bateria em seu dispositivo, se você considerar usar um pouco de matemática.Vá em Ajustes > Geral > Uso e cheque seus tempos. Seu tempo de uso é o tempo que você realmente utilizou e o tempo de espera é o tempo que o dispositivo ficou em estado standby.
Um nome melhor para tempo em espera seria “tempo total desde que foi desconectado” a chave é que o tempo de uso deve ser consideravelmente menor do que o tempo em espera, a não ser que você esteja utilizando seu dispositivo a cada segundo após desconecta-lo, neste caso o tempo de uso é exatamente igual ao tempo em de espera, se não for este seu caso, você tem um problema grave. O conceito principal é que o tempo de uso deve ser exatamente o tempo que você utilizou desde que desconectou seu dispositivo.
Este é o teste: anote o seu tempo de uso e o tempo de espera, coloque o dispositivo em modo de espera por 5 minutos. Quando você voltar se o dispositivo estiver funcionando adequadamente o tempo de espera deve ter aumentado 5 minutos e o tempo de uso estar em < 1 minuto.
Se o seu tempo de uso aumenta em mais de 1 minuto você tem um problema de autonomia. Algo está mantendo seu dispositivo ativo, reduzindo significativamente a autonomia da bateria.
Se você não tem um problema de consumo de bateria, ótimo! Você não precisa das dicas a seguir, mas se você ou alguém que você conhece está constantemente reclamando da duração da bateria, leia as dicas a seguir!
Aqui estão as principais causas de consumo excessivo de bateria no iOS que eu encontrei e como resolvê-los.

Passo 1: desativar a localização e atualização em segundo plano para o Facebook

Essa primeira dica pode parecer extremamente específica, mas é extremamente comum e extremamente eficaz, tem sido confirmada em vários dispositivos.
Eu estou com um iPhone 5s a cerca de duas semanas e achei que minha bateria estava acabando rápido demais, sendo o nerd que sou, decidi utilizar o App Xcode da Apple, ferramenta de desenvolvimento a fim de ver qual era o problema, basicamente funciona como um monitor de atividade para seu iPhone, permitindo que desenvolvedores (ou nerd’s como eu) possam ver quais processos estão em execução e quanto de memória e processamento cada aplicativo está consumindo em tempo real.
Durante este teste, percebi que o Facebook estava no topo da lista mesmo quando eu não estava utilizando. Então eu testei desativando o serviço de localização e atualização em segundo plano para o facebook, e vocês não vão adivinhar: minha porcentagem de bateria aumentou!
Minha bateria passou de 12% para 17%, Louco! Eu nunca tinha visto isso acontecer em um iPhone, o iPod Touch apresenta este comportamento mas no iPhone, a porcentagem da bateria geralmente é consistente.
Eu confirmei esse comportamento em vários iPhones, acréscimos de pontos percentuais após desabilitar as funções de segundo plano do Facebook! Mau, Facebook, Mau!

Passo 2: desabilitar atualizações de segundo plano para apps que não importam

Em um post recente eu expliquei os benefícios da atualização em segundo plano para os aplicativos, é um recurso fantástico incluído no iOS 7, mas você não precisa necessariamente estar com essa função rodando para cada app que suporta, desabilite a atualização em segundo plano para o Facebook ou outros aplicativos que não precisam estar atualizados todo o tempo.
Se houver aplicativos que você utiliza regularmente e confia na qualidade do app e no desenvolvedor, então habilite a atualização em segundo plano e desfrute de seus aplicativos sendo atualizados de forma inteligente para que estejam prontos para sua diversão num piscar de olhos.
Atualizações em segundo plano são ótimos se você precisar dele, mas você realmente não precisa dele para todos os aplicativos de seu dispositivo iOS.

Passo 3: Pare de fechar seus aplicativos

Ficou bem divertido fechar os aplicativos com o iOS 7: tudo o que você tem que fazer é clicar duas vezes no botão home e deslizar as visualizações para cima para explodí-los num buraco negro digital.
O que a maioria das pessoas acham é que ao fechar os aplicativos irão poupar a bateria porque os aplicativos estão rodando em segundo plano.
Errado.
Sim, ele encerra os aplicativos, mas o que você não sabe é que você está piorando a vida útil da sua bateria se fizer isso de forma regular. Deixe-me explicar:
Fechando o aplicativo você o tira da memória RAM do dispositivo, você acha que é exatamente isso que você quer fazer, não é. Quando você abre o aplicativo na próxima vez que precisar, o dispositivo tem que carrega-lo na memória novamente. Essa operação de carga e descarga coloca mais pressão sobre o dispositivo do que apenas deixá-lo se virar sozinho. Além disso o iOS fecha aplicativos automaticamente quando precisar de mais memória, então você está fazendo algo que seu dispositivo já está fazendo por você, você é o usuário de seu dispositivo e não o zelador.
A verdade é que esses aplicativos não estão em execução totalmente em segundo plano, o iOS os congela no momento que você parou a utilização de modo que ele esteja pronto para voltar a ativa quando necessário.A menos que você tenha habilitado a atualização em segundo plano, os apps estejam tocando música, usando os serviços de localização, gravação de áudio ou uma junção de tudo isso: a verificação de chamadas VoIP, como Skype. Todas essas excessões, além da última, vai colocando um ícone ao lado da bateria, indicando sua utilização em segundo plano.

 

Passo 4: Desabilite o PUSH de email temporariamente

Se os passos 1 ao 3 não resolveu seu problema, tente desabilitar o PUSH de emails temporariamente para ver se ajuda. Push de email permite que seu dispositivo receba notificações instantâneas para cada email novo. É ótimo se você precisa saber quando cada email chega, mas impacta na duração da bateria se configurado incorretamente.
Já vi muitos dispositivos onde o PUSH é a principal causa do consumo de bateria, mas também já vi muitos dispositivos que tem grande autonomia de bateria com o PUSH habilitado. É realmente muito específico para as configurações de seu email e seu servidor.
Tente ajustar para buscar novos emails a cada 15 minutos ou 30 minutos para ver se o consumo diminiu, se isso não ajudar, habilite-o novamente.
Se voê tiver mais de uma conta de email, você pode desabilitar o PUSH para contas individuais, tendo em mente o teste do início para ver se resolve o problema.
Inacreditavelmente, especialmente com PUSH sobre o email do Exchange, em muitas vezes é como se o dispositivo ficasse preso em um loop de verificação de email constante. Quando isso acontece, o aparelho consome toda a bateria em menos de seis horas, caso esteja fora do carregador, e o tempo de espera e tempo de uso, verificados em Ajustes > Geral > Uso será exatamente o mesmo. Estes tempos não são o mesmo porque o “Firmware é ruim ou está corrompido” é porque o push de email está impedindo o telefone de dormir adequadamente.

Passo 5: Desabilite as notificações PUSH de aplicativos que te irritam

Aquele jogo chato que seu filho baixou não para de mandar notificações PUSH para comprar mais ovelhas digitais para sua fazenda virtual? Cada vez que isso ocorre, seu telefone é ativado, a tela é iluminada e aguarda alguns segundos para receber a sua ação sobre cada notificação.
Notificações PUSH não causam execesso de consumo de bateria por padrão, por favor não entendam que eu recomendo que desabilitem tudo. Entretando, a cada mensagem o dispositivo é ativado por 5 a 10 segundos, então você pode somar. Se você receber 50 notificações durante o dia e não toma nenhuma ação sobre elas, isso irá consumir de 4 a 8 minutos de seu tempo de uso, ou seja, você tem menos tempo para fazer as coisas que você quer fazer em seu dispositivo.
Desligue as notificações PUSH dos aplicativos que você não precisa, significa pouca diferença, mas é um ganho.

Passo 6: Desligue a porcentagem da bateria

É isso mesmo que você entendeu!
Desligue a porcentagem da bateria e pare de se preocupar com isso. Você encontra essa configuração em Ajustes > Geral > Uso, logo acima onde os tempos da bateria são listados.
Uma coisa que eu constatei no meu tempo no Genius Bar é que as pessoas que estão preocupadas com a vida útil da bateria do dispositivo iOS estão constantemente verificando sua porcentagem e quanto caiu desde a última vez. Então, se você verificar seu dispositivo duas vezes mais simplesmente para checar a bateria, você estará reduzindo pela metade a duração.
Pare de surtar e aproveite a vida. Tem coisas mais importantes para se preocupar do que a vida da bateria de seu dispositivo. A perda do excesso de controle dentro de você pode te assustar, mas você vai se acostumar com isso.

Passo 7: vá para uma loja de suporte Apple

Atualização: fui informado após postar esse texto que o teste de bateria só funciona com o iPhone 5 ou posterior.
Eu sei, você odeia uma indicação para ir para o Genius Bar porque é louco lá, mas eu tenho uma boa razão para isso constar na lista.
Segundo minhas fontes, a Apple irá lançou um novo “teste extendido de vida de bateria” para todos os técnicos iOS, o que lhes permite ver um relatório detalhado do uso de bateria para seu dispositivo, leva apenas alguns minutos para ser executado e, pelo que eu ouvi, é abrangente. Eu não tive a oportunidade de ver este teste, mas alguns amigos disseram que é excelente!
A outra possibilidade remota é de um defeito físico na sua bateria, os técnicos podem substituí-la de graça se seu dispositivo estiver em garantia ou a um custo baixo se não estiver.

Passo 8: habilite o modo avião em áreas com sinal fraco de celular

Uma das principais razões para o alto consumo da sua bateria pode ser sinal fraco de celular. Quando o iPhone detecta que você está em uma área de baixo sinal, ele vai aumentando a potência da antena para se manter conectado o suficiente para receber chamadas (principalmente) e manter uma conexão de dados.
Isso vai destruir a vida útil da sua bateria se você estiver em áreas com apenas 1 barra ou sem nenhum serviço. A única coisa lamentável disto é que isso pode acontecer em mais lugares do que o esperado – qualquer edifício com partes de metal, partes de alumínio, paredes de concreto densas, áreas de cidade densamente povoada e áreas centrais com edifícios altos.
Muitas vezes você pode ter um sinal alto no último andar de um edifício, mas simplesmente movendo-se para um andar inferior, como o porão, fará imediatamente seu iPhone aumentar a potência e drenar sua bateria. Note que esse consumo vai ocorrer mesmo quando você tem um sinal de wi-fi forte, pois a conexão ainda é necessária para chamadas e mensagens SMS (os textos verdes no aplicativo Mensagens).
Se você estiver em uma área de sinal ruim e ainda precisar receber chamadas, eu tenho uma notícia ruim: não há realmente nada que você possa fazer. Mas se o serviço é tão ruim que você não consegue receber chamadas de qualquer maneira, eu recomendo ligar o modo avião.
Uma coisa que talvez você não saiba é que você pode ativar o wi-fi em modo avião, basta acionar o ícone de wi-fi após acionar o ícone de modo avião, isso é perfeito para lugares como um avião, onde você tem sinal celular zero e um wi-fi forte.
Se você tem um wi-fi e quer ser muito chique, você pode desativar apenas algumas partes do sinal, ex: EDGE, 3G, 4G ou LTE. Muitas pessoas não sabem que seu aparelho atualmente recebe dois sinais simultâneos: um para chamadas e SMS e outro para dados.
O medidor de intensidade de sinal só mostra a força do sinal para não-dados, ou seja, teoricamente você pode estar com uma intensidade de 2-3 barras para chamadas e apenas 1 para conexão LTE / 4G / 3G, fazendo com que seu celular entre em modo de busca pesado. Para desativar apenas a conexão de dados do seu iPhone, vá para Ajustes > Celular > Dados celular e desative. Fazendo isso você poderá receber ligações (se você estiver em área com sinal) e mantendo uma conexão de dados via wi-fi gratuito.

Conclusão

Eu garanto que se você seguir estes passos você terá a melhor utilização possível do consumo da bateria para seu iPhone, iPad ou iPod touch.
Se o dispositivo ainda não durar um dia todo e você não tolerar se dirigir para uma loja de suporte da Apple, não se preocupe. Ainda há esperança para você.
A razão para seu dispositivo não durar o dia todo pode ser simplesmente porque você é um usuário pesado, e seu dispositivo iOS está agindo normalmente sob o ritmo extenuante com o qual você o utiliza. Isso não é uma falha do dispositivo, ou, para esta matéria. Você está forçando-o além da sua capacidade. Meu conselho para você é comprar um carregador de carro, um segundo carregador para viagem/trabalho ou uma caixa de bateria para estender a vida da sua bateria.

 

Espero que esse artigo lhe dê argumentos para parar de insistir no alto consumo da bateria e libere-o para aproveitar o grande dispositivo em suas mãos, há coisas mais importantes em nossas vidas que merecem nossa atenção, portanto quando menos nos ocuparmos com estresses triviais como um alto consumo de bateria, mas tempo podemos dispor para as pessoas e problemas que realmente importam.
 
Tradução do artigo original por Scotty Loveless