O Termo Serviços Gerenciados de TI ou IT Managed Service é um modelo inovador para administração do ambiente de TI. 

Este modelo prevê a terceirização do gerenciamento do ambiente de TI de forma que as organizações foquem seus esforços no negócio, gerando inovação e ganhando competitividade. Já é bastante utilizado em grandes corporações e a tendência é que as pequenas e médias empresas também se beneficiem deste modelo.

Na prática o que este modelo propõe ao mercado é uma forma viável para uma pequena ou média empresa dispor de uma equipe de TI altamente capacitada e certificada nas diferentes tecnologias existentes.
É extremamente difícil e custoso para as empresas manterem uma equipe de TI capacitada, quando se fala em tecnologia, as coisas evoluem muito rápido, as necessidades de treinamentos são cada vez mais constantes e manter um profissional atualizado nas diversas tecnologias de mercado acaba ficando inviável.


Com os Serviços Gerenciados de TI, uma empresa passa a ter em sua equipe técnicos especializados, não apenas na manutenção do ambiente, mas também atuando como consultores de tecnologia, analisando as tendências de mercado, propondo melhorias na estrutura, gerando mais segurança, disponibilidade, qualidade e inovação para a empresa.

Diversos indicadores de desempenho são gerados e avaliados constantemente, essa prática prevê necessidades de investimentos da infraestrutura atual, identifica rapidamente, elimina ou minimiza os riscos, ou seja, a TI deixa de ser reativa e passa a se tornar estratégica.

Localizado em Araras no interior de SP, o Centro de Operações da Blue Solutions é a unidade responsável pelos Serviços Gerenciados de TI, atualmente presta este serviço para cerca de 50 empresas de pequeno, médio e grande porte, o centro de operações conta com profissionais certificados nas principais tecnologias de mercado e provê para os clientes alternativas customizadas para atender os principais desafios da gestão de TI:

  • Garantir continuidade dos serviços.
  • Prover soluções de tecnologia que agreguem valor ao negócio da empresa.
  • Garantir níveis de serviço acordados com as necessidades do negócio.
  • Prover indicadores para o gerenciamento da área.
  • Atuar preventiva e proativamente na infraestrutura, garantindo uma maior disponibilidade e segurança do ambiente.

O NOC – Network Operation Center, é um dos pontos principais para o funcionamento do modelo de Serviços Gerenciados, leia mais sobre NOC nesta matéria.