Como descrever o prazer de apresentar a Blue Solutions para o seleto segmento de analistas do Gartner, IDC, Forrester Research, entre outros, no evento anual da Dell que aconteceu agora em maio em Austin/TX. Estávamos entre as 4 empresas convidadas mundialmente e fomos representando toda a América Latina no que classifico como minha melhor experiência profissional dos últimos anos e descrevo em nosso Blog com mais detalhes.
Edgar T. Monteiro – Diretor Executivo da Blue Solutions

  Como tem acontecido nos último 4 anos, a Dell realizou nos dias 29 e 30 de maio de 2014 a quarta edição da Conferência Anual de Analista, evento este destinado ao seleto mundo de analistas que ditam as tendências da tecnologia para os próximos anos.
   Entre as diversas empresas participantes, nomes como Gartner, IDC, Forrester Research e 451 Research não poderiam estar de fora e estes enviaram seus times de todos os segmentos da TI totalizando 117 analistas, entre os quais grandes nomes como Matt Boon, Managing Vice President, e Tiffani Bova, Vice President Distinguished Analyst, ambos da Gartner. Tive a oportunidade de trocar bastante informação com alguns analistas do IDC principalmente a Marilyn Carr, Vice President Global Software Partnering and Alliances, que analisa o mercado de canais e representando o IDC Brasil o Pedro Hagge, Market Analyst.
   O que tinha de diferente este ano? Foi à primeira Conferência após a privatização e todo o mercado estava ávido por informações diretas da fonte.
Também foi a primeira vez que teve a participação direta de canais, onde foram selecionadas 4 empresas estratégicas que pudessem debater qual o impacto mundial nos clientes finais e empresas que tem atuado diretamente com a Dell.

   Com muito orgulho, e em nome da Blue Solutions e de todos os nossos colaboradores, fui a convite da Cheryl Cook, Vice Presidente Global de Canais e Alianças, representar todos os Canais Dell da América Latina.
   Como todos os eventos da Dell a agenda era intensa, mas valeu cada segundo, pois já de saída tive um delicioso jantar privado para conhecer os outros 3 canais que representariam as outras partes do mundo, e convenhamos que não é todo dia que temos a oportunidade de trocar experiência com Presidentes de empresas como Simon Forber da Capita Technology e Murray Wright da Zones Inc. que faturam bilhões de dólares anuais e empregam dezenas de milhares de técnicos em TI, sem deixar de fora obviamente a Sônia Charles da Davenport Group que atua nos EUA e que muito se assemelha à Blue Solutions.

   No dia seguinte após a abertura do evento com a Karen Quintos, Senior VP e CMO, pude assistir a palestra de Michel Dell que discorreu sobre a nova estratégia de longo prazo para tornar a empresa uma provedora líder em de solução fim a fim, e como não podia deixar de ser, o desenvolvimento do programa de canais está nas TOP 6 prioridades da empresa.
Junto com Thomas Sweet, Senior VP e CFO, foi apresentado a cadeia de criação de valores e os pilares e mensagens da empresa para Transformar, Conectar, Informar e Proteger ficaram muito claros e fizeram parte de todas as apresentações subsequentes.

   Como show a parte, tive o prazer de escutar Jeffrey Clarke, Vice Chairman e Presidente de Client olutions, falar sobre os principais motivos que o PC está morto, obviamente fazendo uma sátira, afinal as vendas de Desktop e Notebook da Dell estão batendo record, efeito este sendo sentido e vivenciado dentro da Blue Solutions nos últimos 2 quartes.
Apresentando a linha de notebook conversível em tablet ele finalmente me mostrou o produto que a anos eu sonhava, afinal não faz mais nenhum sentido utilizarmos desktop na mesa, notebook na reunião, tablet na viagem e celular no bolso.

   Quando Marius Hass, Presidente de Enterprise Solutions, subiu ao palco para falar das soluções vi estampado o DNA da Blue Solutions, afinal é tudo que fazemos de melhor junto com a Dell, projetar e entregar as soluções de datacenter.
  Como sempre ele passou com bastante propriedade por todos os quesitos que fazem das soluções enteprise Dell, como servidores X68, a líder de mercado a 2 anos seguidos.
  Além da mudança para o novo formato de TI convergente, integrado e como software defined ele colocou as diferentes visões da realidade vivida dentro das empresas de nossos clientes entre o CEO e CIO, que me faz sempre pensar como podemos ajudar nos nossos clientes a prosperarem com as nossas soluções e como ajudar o CIO a mostrar esse valor para o CEO e CFO.

  Para fechar as grandes mudanças buscadas pela Dell as presenças mais que esperadas de John Swainson, Presidente da Dell Software, e Suresh Vaswani, Presidente da Dell Services, completaram a gama de presidentes que tem a difícil tarefa de entregarem as soluções END TO END.
Ambos reforçaram os pilares da empresa e como irão compor as soluções para poderem Transformar, Conectar, Informar e Proteger cliente e dados.

  Graças aos bons ventos novamente encontramos nas palavras e slides do John Swainson a frase “Expandir as vendas e habilidades dos Canais” além de “Manter o foco no cliente final” e “Melhorar a experiência do cliente e relacionamento de longo prazo”.
  Finalizando as apresentações estratégicas dos Executivos da Dell, foi o momento de entrar em cena ricas discussões sobre os desafios de CIOs de grandes empresas, sendo esta seção presidida, nada mais nada menos, pela Adriana Karaboutis, Vice Presidente e CIO da Dell.

  No palco presenças como Ted Colbert, CIO da Boeing, que tem 7.000 funcionários apenas no Departamento de TI, Steve Shinsel, CIO da Jenkon e o simpático alemão Aaron Auld, CEO da Exasol, que tive a oportunidade de conversar, inclusive sobre quem irá ganhar a copa do mundo é claro.
  Entre os assuntos discutidos estavam as dificuldades de se manter um time grande alinhado com o mercado e como o fornecedor pode agregar valor ao negócio se encarado como verdadeiro parceiro de negócios.

  Uma discussão que me chamou a atenção foi sobre a utilização de Cloud, pois se de um lado tínhamos a Exasol que é uma grande empresa especializada em fornecer um banco de dados de altíssima performance, in-memory, especifico para análise de dados direto na Nuvem, no outro extremo tínhamos a Boeing que por fornecer equipamentos militares e por contratos governamentais, não pode ter os dados em Nuvem Pública, situação bastante semelhante à vivida pela própria Adriana Karaboutis na Dell.

  Com isso volto a reafirmar o que sempre defendo para meus clientes, Cloud e tendência certa para o futuro, mas não necessariamente a pública, ou seja, estamos certos em iniciar os processos e mudanças utilizando as nuvens privadas, que tem os benefícios do compartilhamento de recursos, alta disponibilidade e todos os ótimos quesitos conhecidos pós nós, mas que mantém toda a segurança e controle da empresa.

  Após esta apresentação, tive a oportunidade de me unir a este time de peso em um almoço privado para troca de experiências e confesso que há coisas que o dinheiro não paga.
  Finalmente é chegada a hora, o ápice do evento, onde todos os analistas puderam escutar a opinião dos 4 canais que estavam com a difícil missão de representar os mais de 165 mil canais Dell distribuídos em todo o mundo, e a minha opinião é claro rsss.

  Iniciamos nossa breakout session com apresentação da Cheryl Cook, que comentou das mudanças de estratégia para trabalhar próximo com o canal, o crescimento da participação dos canais e os ganhos para os clientes finais com a atuação conjunta Dell+ Canal.
Após a apresentação, a Cheryl fez uma pergunta direcionada para cada um dos CEOs dos canais e pudemos compartilhar a nossa experiência de trabalhar com a Dell e como isso impacta positivamente os nossos clientes finais levando mais confiança em adquirir as soluções fim a fim. Obviamente citei o acesso irrestrito a todo o time da Dell, aos recursos como Solutions Center e Executive Business Center, treinamentos no Brasil e nos EUA e campanhas de marketing.

  Meus 3 companheiros de mesa contribuíram muito com as suas visões e vivências, deixando claro para todos que os desafios em geral são muito parecidos independente do tamanho da empresa e da parte do globo onde ela fica. A Sônia, da Davenport Group, me fez lembrar a Blue Solutions em praticamente todo o seu discurso, tamanha era a semelhança entre as empresas e os desafios de mercado.
  Após nossos discursos fomos bem questionados sobre alguns pontos como Cloud, ajuda da Dell para prosperarmos, entendimento do mercado e do cliente, problemas e desafios do programa mundial, entre outros. Um questionamento que me chamou atenção foi da Marilyn Carr, do IDC, que perguntou como eu via a união de hardware, software e serviços sendo ofertado como solução completa para o cliente final. Em minha opinião, apresentações e discursos sempre coloco mais 2 itens para que fique explicito os 100% da solução, sendo hardware, software, serviços, know-how e finanças, mas que os mesmos são implícitos para a Dell quando tratam do assunto.

  Por fim finalizamos a breakout session pudemos desfrutar de algum tempo de descontração e conversa informal com os analistas, executivos da Dell e demais parceiros Dell.
  Na foto abaixo estou, de costas, conversando Michelle Wendling, Corporate Communication Country Leader at Dell, Pedro Hagge, Market Analyst do IDC e Rafael Schuh, Diretor de Canais Brasil.

 

Confira mais fotos e vídeos de todo o evento nos links abaixo:
http://www.facebook.com.br/BlueSolutionsBr
https://www.flickr.com/photos/dellphotos/sets/72157644950415233/
https://storify.com/Dell/daac-2014-austin-tx

Edgar Teixeira Monteiro
Diretor Comercial da Blue Solutions

Austin 30/05/2014
#DAAC2014

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