O VMware Partner Exchange 2014 (VMware PEX) não anunciou nenhuma nova tecnologia, mas definiu com certeza qual a visão da VMware sobre o futuro da tecnologia e sua estratégia para chegar lá.

A VMware considera o SDDC (Software-Defined Data Center) uma realidade, não só mais uma buzz-word (que já foi adotada até pelos concorrentes), com ofertas da própria VMware de virtualização de Storage (VSAN) e virtualização de redes (NSX), já sendo possível automatizar muitas das tarefas corriqueiras do Datacenter.

Com o VSAN por exemplo, é possível utilizar os discos de servidores comuns para criar um armazenamento compartilhado, escalando em performance e capacidade até 16 servidores.

Com esse desafio já vencido, o próximo passo é o SDE (Software-Defined Enterprise), onde os processos de negócio podem ser modelados para atender as expectativas dos clientes e exigências do mercado da mesma forma que a virtualização atende atualmente.

Também foi anunciada uma parceria com a Google, no qual os Chromebooks podem ser usados para conexão com o VMware View, se tornando poderosas estações de trabalho com acesso a Desktops Windows completos.

É uma visão nova, que promete trazer agilidade aos negócios e redução de custos.

Rajen Sheth, diretor de produto do Google Chrome, explica nesse post em seu Blog  como Desktop-as-a-Service nos Chromebooks pode não apenas servir de ponte entre velhas e novas tecnologias, mas eventualmente substituí-las.